O Processo do Capitão Dreyfus – Rui Barbosa

Tópico em 'Didáticos e Acadêmicos' iniciado por Alucard, Maio 6, 2018.

  1. Alucard

    Alucard Administrador
    Moderador Staff

    Afiliado:
    Outubro 28, 2017
    Mensagens:
    4,642
    Aprovações Recebidas:
    397
    [​IMG]

    INFORMAÇÃO DO TÍTULO
    Título O Processo do Capitão Dreyfus
    Autor Rui Barbosa
    Editora Giordano
    Gênero Ebook, Drama, Literátura Nacional
    Ano 1994
    Páginas 30
    Tamanho do arquivo 3,00 MB
    Compressão RAR
    Formato de arquivo PDF
    Idioma Português (Brasil)

    DESCRIÇÃO
    Quando, depois de uma carta interceptada e de uma obscura investigação, o capitão Alfred Dreyfus termina preso, acusado de alta traição, Émile Zola já tinha sido reconhecido como o maior escritor francês vivo. Um ano antes, em 1893, Zola havia colocado o ponto final no romance O doutor Pascal, o último de uma série de vinte livros. A coleção de romances, que já vinha fazendo sucesso enquanto era publicada, procurava dar conta, com o mesmo fôlego romanesco que os franceses conheciam, por exemplo, em Honoré Balzac, de um extrato sociofamiliar do Segundo Império.
    O ciclo “Os Rougon-Macquart”, nome com que o próprio Zola chamou a série, a partir do sobrenome das famílias que compunham o enredo, ajudou a fixar a fama de um escritor que tinha por hábito, além do trabalho com a ficção, colaborar continuamente com a imprensa, o que o tornava uma importante figura de debate. Desde já é possível apresentar uma das principais características do trabalho de Émile Zola: a intervenção. Seja a partir da ficção, ou por meio de um texto para a imprensa, o autor de Germinal jamais deixou de intervir em tudo que lhe parecesse importante para a sociedade da época.
    Os romances tentavam, sempre com traços fortes e irônicos, apresentar a vida hipócrita e sem charme da burguesia francesa, tratando de acordos espúrios, traições, pequenos e grandes atos de corrupção e todo tipo de mesquinharia que sustentava certa camada social da época. Os textos centram-se em acontecimentos domésticos, mas através de uma enorme habilidade de estender a trama por longos braços, atingem tanto as classes mais abaixo quanto as que se localizavam acima dos Rougon-Macquart. A concepção de painel, que já vinha sendo praticada antes e se tornaria cara a grandes artistas da modernidade heroica (basta pensarmos […] em James Joyce ou Robert Musil), orienta o andamento da série, que tenta cobrir quase toda a segunda metade do século XIX.

    DOWNLOAD

    LINK DO ARQUIVO:
    Você deve responder um comentário ou agradeçer antes que você possa ver os dados ocultos aqui contidos, para responder é necessário REGISTRAR-SE OU FAZER LOGIN.